Como escolher uma prancha de surf

Surfistas profissionais dão dicas de como escolher uma prancha de surf
Como escolher uma prancha de surf 5.00/5 (100.00%) 3 votes

Você sabe como escolher uma prancha de surf? Se você fizer essa pergunta para 100 surfistas 95 deles vai responder:

“Lógico brow”, “Ta me tirando de Haole”, “Porra irmão, ta de sacanagem”…e por aí vai…

>> Receba uma assessoria de Surfistas Profissionais e Shapers para encontrar a prancha de surf ideal ou tire suas dúvidas diretamente no WhatsApp 013 9 8174 5275

Mas infelizmente todos nós (veja que me também estou dentro dessas estatísticas!!) entende muito pouco ou quase nada sobre pranchas de surf. Tanto isso é verdade que os melhores surfistas do mundo (Gabriel Medina, Kelly Slater, John John, Filipinho etc) tem técnicos! Eles também tem dúvidas sobre como escolher uma prancha de surf ideal de acordo com as condições do mar ou critérios dos juízes.

MAS AFINAL COMO ESCOLHER UMA PRANCHA DE SURF?

Como tudo na vida a resposta é um enorme DEPENDE!! A escolha de uma prancha de surf leva em conta inúmeras variáveis, mas é possível resumir uma boa escolha em 3 passos:

  1. Volume/Litragem que você precisa
  2. Seu estilo de Surf
  3. O tipo de onda que vai surfar

Se você seguir esses três passos vai estar mais próximo da prancha de surf ideal (possivelmente ela não será aquela prancha mágica porque como você vai ver existem muitos detalhes, mas com certeza vai funcionar…)

Shapers levam anos para aprender tudo sobre a hidrodinâmica das pranchas de surf e como cada fator pode mudar completamente o drive, projeção, velocidade e comportamento da prancha (a maioria dos grandes shapers inclusive assume que têm muito a aprender!) e seria impossível explicar todos esses detalhes aqui, em algumas linhas, por isso vamos focar em como escolher sua prancha de surf seguindo esses 3 passos principais.

PASSO 1  – COMO ESCOLHER UMA PRANCHA DE SURF COM O VOLUME IDEAL 

Quando o assunto é escolher a prancha ideal o primeiro passo é ter certeza que aquele foguete estará de acordo com nosso biotipo, condicionamento físico, idade, frequência que surfamos, habilidade e experiência.

Basicamente surfistas com mais idade, que surfam com menos frequência ou que tem menos experiência precisam de pranchas com um pouco mais de flutuação, para entrar com mais facilidade nas ondas e ter mais velocidade.

A distribuição dessa flutuação (também chamada de distribuição do volume) depende de inúmeras variáveis e muda completamente o comportamento da prancha, porém vamos nesse primeiro momento focar na flutuação (volume ideal).

O que é Volume

Com a inserção das máquinas e robôs no processo de fabricação das pranchas ficou relativamente fácil saber qual a flutuação adequada da sua prancha o usando o que chamamos de litragem ou volume da prancha.  Para entender a litragem de uma prancha pense assim:

Se sua prancha fosse completamente oca por dentro seria possível encher ela com alguns litros de água certo? Isso é a litragem ou volume da prancha. De acordo com seu peso, idade, condicionamento físico e experiência sua prancha precisa de um “volume” mínimo e isso torna muito mais simples encontrar pranchas que terão a flutuação adequada

Como o volume da sua prancha depende da sua idade, peso, condicionamento e HABILIDADE, vamos entender como fazer esse calculo…

COMO ESCOLHER UMA PRANCHA DE SURF E SUA FLUTUAÇÃO IDEAL USANDO A VOLUMETRIA

Como explicamos a escolha da prancha ideal depende de conhecermos qual a Volumetria (litragem) ideal de nossas pranchas porque ela vai mostrar com precisão se aquela prancha possui a flutuação adequada.

A formula básica da Volumetria é essa:

(SEU PESO x FATOR DE HABILIDADE) = VOLUME APROXIMADO

Qual o seu fator de Habilidade:

  • Surfistas de Alta Performance com Muito Preparo Físico =  0,34 a 0,36
  • Surfistas Experientes e com Condicionamento Físico Normal = 0,36 a 0,38
  • Surfistas de Intermediários/Avançados que pegam Onda de Final de Semana = 0,38 a 0,42
  • Surfistas Iniciantes 0,40 a 0,50

Agora fica simples: se você tem 70 kg e surfa de finais de Semana…

( 70 x 0,38  = 26,6 até  70 x 0,42= 29,4) =  26,6 litros e 29,4 litros de flutuação

Você percebeu que temos uma “faixa” de volume aproximado em nosso exemplo? Isso acontece porque para calcular o volume realmente ideal os nossos consultores (clique aqui usar nossa ferramenta exclusiva e conversar com nossa equipe), seu técnico ou shaper levarão em consideração alguns outros fatores, por exemplo:

  • Você vai surfar marolas ou ondas mais fortes?
  • Você vai usar roupa de borracha?
  • Você tem mais de 45 anos (nesse caso somamos cerca de 2 litros a seu volume ideal)..
  • Você quer curtir as ondas ou fazer um surf High Performance?

Esses e outros fatores podem fazer necessário alguns volumes a mais (ou a menos) na sua prancha, por isso essa formula serve como UMA BASE E NÃO UMA REGRA GERAL.

Por exemplo, imagine dois surfistas com a mesma experiência, idade e peso. Eles também surfam o mesmo tipo de onda, mas veja comparando seus biotipos como é necessário uma distribuição de volume completamente diferente para cada um deles:

Como escolher uma prancha de surf de acordo com seu biotipo

Você consegue perceber da prancha dos dois provavelmente ter o mesmo volume o biotipo de cada um deles é completamente diferente. O mais baixo tem mais massa muscular principalmente na região do tronco e seria mais adequado ter uma prancha com mais volume nessa região.

O surfista mais alto, por outro lado tem seu peso mais distribuído e por isso o volume na região do bico não seria tão importante.

Esse é só um exemplo básico de como a distribuição do volume pode mudar completamente levando em consideração apenas seu biotipo e quando outros fatores como estilo de surf e ondas que pretende surfar entram no jogo novas mudanças irão surgir!

NESSE VÍDEO O EX SURFISTA PROFISSIONAL E NOSSO CONSULTOR KALANI SILVA EXPLICA UM POUCO MAIS SOBRE COMO ESCOLHER UMA PRANCHA DE SURF COM A DISTRIBUIÇÃO DE VOLUME ADEQUADA

PASSO 2 – COMO ESCOLHER UMA PRANCHA DE SURF PARA SEU ESTILO DE SURF

Imagine duas pranchas com medidas parecidas (5’9” e 26 litros), muito provavelmente essas duas pranchas terão comportamento completamente distinto nas ondas dependendo do objetivo do shaper ao criar seu design.

Uma prancha para um surf de linha, mais redondo e de conexão entre as manobras provavelmente terá uma rabeta mais arredondada com volume bem distribuído e um outline mais paralelo (viu como já começam entra vários outros detalhes!!!).

Já uma prancha para quem tem o estilo High Performance precisa de características bem diferentes, com um outline mais arredondado e uma rabeta mais quadrada para deixa-la mais solta nas manobras reversas e de quebra de linha.

Isso sem contar curva de fundo, edge posicionamento das quilhas (é muito coisa!!!!)

É por isso que duas pranchas com o mesmo tamanho (5’9”, por exemplo) e mesma litragem podem ter um comportamento completamente distinto nas ondas!

Mostraremos como o Outline e os Modelos de Rabeta mudam a hidrodinâmica da sua prancha nos próximos posts e vídeos..

Uma forma bem básica de decidir sobre tudo isso é a seguinte:

  • Se você quer uma prancha high performance escolha uma rabeta mais larga e quadrada com volume bem distribuído e outline mais redondo
  • Se você quer Curtição ou Surf de Linha: escolha uma prancha com outline mais paralelo, mais volume na região do bico e rabeta mais arredondada.

É muito importante lembrar que esse é um exemplo totalmente simplista de escolha! Existem inúmeros outros fatores e detalhes envolvidos, por isso que criar A SUA PRANCHA IDEAL é praticamente uma arte!

Por último temos o tipo de onda que vai surfar…

PASSO 3 – COMO ESCOLHER UMA PRANCHA DE SURF PARA AS ONDAS QUE VAI SURFAR

Também de forma bem simplista, quando falamos do tipo de onda que você vai surfar existe uma regra que vale a pena levar em consideração:

Se você vai surfar ondas cavadas, escolha uma prancha com mais curva de fundo (Rocker). Se você vai surfar ondas gordas escolha uma prancha pouca curva de fundo. Se essa é uma prancha para o dia a dia fique na média!

O Rocker (curva de fundo) é basicamente isso:

Você deve ter visto as variações certo?! Para explicar cada uma delas levaríamos ao menos mais um post como esse, mas vamos pensar de uma forma bem simplista (novamente!!!!).

Quanto maior a curva de fundo menos velocidade e mais estabilidade, principalmente nos tubos. Quando Menos Curva de Fundo mais velocidade e menos estabilidade, o que é ótimo nas marolas.

 O RESUMO  DOS TRÊS PASSOS PARA ESCOLHER UMA PRANCHA DE SURF

  1. Primeiro você vai descobrir a sua volumetria (Peso x Habilidade) + Variáveis (idade, roupa de borracha, etc)
  2. Surf Mais Clássico  – Rabeta + Arredondada e Outline mais Paralelo | Surf Performance  – Rabeta Mais Quadrada e Outline + Arredondado
  3. Ondas Mais Cavadas – Mais Curva de Fundo | Ondas Mais Cheios – Menos Curva de Fundo

Com isso em mãos você provavelmente vai saber como escolher uma prancha de surf com a flutuação ideal, que se encaixe no seu estilo e que funcione bem nos tipos de onda que você surfa.

SURFISTAS PROFISSIONAIS TE AJUDANDO A SABER COMO ESCOLHER UMA PRANCHA DE SURF IDEAL

Você percebeu que a escolha da prancha ideal tem muitos detalhes e se até os surfistas da elite mundial conversam com seus técnicos e shapers sobre como encontrar esse foguete porque não fazer a mesma coisa?

Nossa equipe de surfistas profissionais e shapers pode te dar toda essa assessoria criando o design e fabricando sua prancha ideal!

Além disso nós temos uma ferramenta sensacional que já mostra detalhes sobre como escolher uma prancha de surf em segundos. Para acessar basta você visitar o link abaixo:

>> Receba uma assessoria da nossa equipe escolher e fabricar a sua prancha de surf ideal

WhatsApp: 013 9 8174 5275

A SGS É MUITO MAIS DO QUE UMA FÁBRICA COM PROFISSIONAIS QUE TE AJUDAM A SABER COMO ESCOLHER UMA PRANCHA DE SURF…

✭✭✭✭✭ Encomende agora mesmo seu foguete e receba a assessoria de nosso time de surfistas profissionais:
http://loja.surfersgym.com.br/meu-foguete..

✭✭✭✭✭ Quer Receber Nossos Treinos Funcionais Online para Surf, Vídeos Exclusivos e Conteúdos Premium Para Assinantes? Cadastre-se:
http://www.surfersgym.com.br/exercicios…

✭✭✭✭✭ Assine o Canal Aqui no YouTube e fique por dentro de todos os vídeos:
https://www.youtube.com/surfergym…

✭✭✭✭✭ Leia mais conteúdos em nosso Blog:
http://www.surfersgym.com.br/blog...

✭✭✭✭✭ Faça um mês de treinos Surfer’s Gym e veja como nossa plataforma vai Aumentar sua Performance, Condicionamento, Força e Flexibilidade e ainda TENHA ACESSO A CENTENAS DE VÍDEOS E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:
http://www.surfersgym.com/promo…

✭✭✭✭✭ Acompanhe o Surfer’s Gym e não perca nenhuma postagem:
https://www.facebook.com/surfersgymbrasil/


✓ Quer conhecer mais sobre nossa plataforma? Clique aqui: http://www.surfersgym.com.br/

✓ Acompanhe nossos atletas e conteúdos em tempo real no Instagram: https://www.instagram.com/surfers…

☑ APROVEITA PARA DEIXAR AQUI SEU COMENTÁRIO!!!

Sites para acompanhar notícias e previsão de ondas:

Waves Brasil  – waves.terra.com.br

SurfGuru – http://www.surfguru.com.br/

Revista Surfar  – http://surfar.com.br/

Revista Hardcore – http://hardcore.uol.com.br/

Alma Surf – http://www.almasurf.com/

MagicSeaWeed – http://pt.magicseaweed.com/Brazil-South-Surf-Forecast/36/

World Surf League – http://www.worldsurfleague.com/

 

 

 

Deixe sua opinião

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>